terça-feira, 18 de outubro de 2011

Acunputura em crianças

A acunputura, uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, beneficia não apenas adultos e idosos, mas principalmente crianças. Não há limites de idade para o tratamento, até mesmo récem nascidos podem ser submetidos à técnica.
Distúrbios gastrointestinais (cólicas, diarréias, refluxo, etc.), neurológicas, ortopédicas e até alterações de comportamento (agitação, ansiedade, etc.) podem ser tratados eficientemente com acupuntura.
A utilização de agulhas em crianças menores de 8 anos não é recomendada. Preconiza-se o uso da auriculoterapia com sementes.
As crianças apresentam resposta superior aos adultos. Nelas podemos perceber melhora mais rápida e eficaz, pois o potencial de cura de um corpo jovem é maior.
Antes de levar sua criança a um acupunturista consulte um médico, a fim de obter um diagnóstico clínico correto. Isso facilitará a atuação do acupunturista no combate à enfermidade.


Vagner Ferreira 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ACUPUNTURA

 
Pacote 1 - Perda de medidas

- Acupuntura Sistêmica – importante no equilíbrio energético dos órgãos internos, fundamental para o processo de emagrecimento, por potencializar a função metabólica.

- Eletro lipólise abdominal – Processo natural realizado através de corrente elétrica específica, que força a eliminação de células de gordura, pelos adipócitos. Uma vez no meio intestisial a gordura precisa ser drenada para a corrente sanguínea de onde serão eliminados pela urina.    

- Drenagem linfática abdominal- A importância está em dissolver rapidamente a gordura do meio intestisial, a fim de que a mesma não seja reabsorvida pela célula.

  
Opção A- 4 Sessões – 2x/semana (esteira)--R$195,00/mês
Opção B- 4 Sessões – 2x/semana (plataforma vibratória)--R$220,00/mês

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Menopausa na Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) através do Manual de Atenção à Mulher na Menopausa (2008), A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual depois de passados doze meses da sua ocorrência e que ocorre geralmente em torno dos 48 aos 50 anos. No Brasil, cerca de 32% das mulheres estão nessa faixa etária em que ocorre a, a transição entre o período produtivo e não reprodutivo.
Os sintomas que se destacam estão a ansiedade, irritabilidade, insônia, ondas de calor, cefaléia, dores articulares e musculares. Na Medicina Ocidental o tratamento é realizado através de reposição hormonal, que do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa é um fator de alteração da energia do Fígado(Gan), podendo levar a quadros de obstrução do Qi(energia vital), aumento da energia Yang e excesso de umidade, mascarando os sintomas sem remover as causas.
Além do tratamento com Acupuntura Sistêmica, outras mudanças de hábitos são orientadas a fim de melhorar a sintomatologia comumente encontrada em mulheres na menopausa. Alguns exercícios físicos como o Qi Kun e o Tai Chi Chuan são indicados; ingerir grãos ,  frutas como carambola, uva, figo, morango, ameixa, pêra, cereja, damasco, framboesa; vegetais e legumes, carnes e fontes de proteína;  manjericão-doce, mel, folhas de orquídea, rosa, cabelo de milho, semente de girassol, gergelim.
São contra-indicados exercícios físicos extenuantes; compromissos sociais agitados; evitar o excesso de pensamentos obsessivos, excesso de hormônios, açúcar branco, alimentos frios ou de sabor muito ácido.


Profissinal: Izabella Ferreira (Acupuntura)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Plataforma Vibratória



 Conhecida também como power plate. Veio da antiga União Soviética com a finalidade de minimizar os efeitos deletérios que a ausência da gravidade produz nos ossos e músculos dos astronautas. Esta técnica foi se aperfeiçoando e hoje é utilizada em clínicas de fisioterapia com fins de prevenção e tratamento de diversas patologias, assim como na área estética.
O aparelho produz uma vibração constante que visa estimular os sistemas musculoesquelético, cardiovascular, digestivo, linfático e hormonal. Traz como benefícios o incremento da força muscular ( recruta de 95% a 100% das fibras musculares), do tônus e da densidade mineral óssea; combate o estresse, a depressão e a tensão muscular; melhora a circulação sanguínea ( favorece ao aumento do aporte de oxigênio nos tecidos e na redução das toxinas do corpo), o equilíbrio, o funcionamento do sistema nervoso e digestivo; promove a drenagem linfática, reduzindo a celulite.
Deve-se levar em consideração que a vibração possui uma freqüência limite, não sendo recomendável fazer muitas sessões. O ideal é de duas a três vezes na semana, 20 minutos, pois a exposição exagerada pode trazer efeitos nocivos ao organismo.
Utilizada em idosos, sedentários ou não, até atletas de elite. Porém há algumas contra-indicações, tais como: inflamações, artropatias avançadas, infecções, febre, enxaqueca, labirintite, feridas pós-operatórias, implantes metálicos ou sintéticos como marca-passo, válvulas cardíacas artificiais, endopróteses vasculares recentes, epilepsia, diabetes grave, doenças vasculares ou cardíacas graves, condições trombóticas, gravidez e história de câncer.
É válido ressaltar que não deve ser realizada como atividade única e sim como atividade complementar ao condicionamento cardiovascular ou pilates.

Então não perca tempo, marque uma aula experimental.

Professora: Júlia Bezerra (Plataforma vibratória)

 


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Iniciação à caminhada


 

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal. Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

Você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Quando você estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, variando a velocidade.


TÉCNICAS PARA MELHORAR O SEU TREINAMENTO!
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  • Fazer alongamento antes e depois das caminhadas;
  • Beber água antes, durante e depois do exercício.
Milene Guena (Condicionamento)


Aproveite o inverno e venha fazer uma ATIVIDADE AERÓBICA num ambiente climatizado, sempre com a orientação de um profissional de educação física, personalizando o seu treino de acordo com o seu objetivo: emagrecimento, condicionamento cardíaco - muscular e ou promoção de saúde.
Contamos com 3 esteiras, som ambiente, ar condicionado e ventiladores; com horário marcado e accessível.

Câncer x Imunidade x Exercício Físico

Há mais de 70 anos são feitas pesquisas relacionadas ao câncer x atividade física e o exercício como uma alternativa ao tratamento, que muitas vezes é agressivo e deletério. Porém ainda não foi possível determinar a dose exata que ofereça os melhores benefícios para essa população. Recomenda-se evitar atividades de alta intensidade, pois esse nível de atividade, muitas vezes, provoca efeitos catabólitos (deletérios) mesmo em indivíduos que não possuem a doença.

Diversas pesquisas detectaram que o sedentarismo e consequentemente a obesidade são causas de diversos tipos de câncer, pois tornam o organismo mais lento, inibindo o funcionamento de órgãos imunes, além de liberarem insulina em excesso – que é um promotor de neoplasia. O exercício físico pode atuar tanto na prevenção da obesidade em indivíduos que possuem o câncer, como na melhora do quadro de fadiga provocado pelo tratamento – pós cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e imunoterapia.

Ao contrário do que se preconiza – repouso e redução de atividades de vida diária em indivíduos com fadiga pós tratamento de câncer, o ideal é a prática de atividade física moderada e controlada, para que não haja uma perda acentuada de massa muscular, agravando o quadro catabólico.
A atividade física regular pode ativar o sistema imune de forma semelhante à uma infecção leve, aprimorando o sistema de defesa, o que reduz o risco de câncer e sua evolução.

Em um estudo realizado em 2003, os efeitos protetores contra o câncer de mama em mulheres, foi evidenciado em mulheres que realizavam atividade física há pelo menos 20 anos ou em mulheres pós menopausa que foram ativas durante toda a vida. O Pilates traz diversos benefícios para indivíduos em tratamento, pois além de poder se encaixar em uma modalidade de exercício físico moderado, ideal para esta população, ainda trabalha com a concentração e o relaxamento. Estes aspectos são fundamentais para a prevenção de quadros de depressão e ansiedade, evitando assim influências emocionais negativas no funcionamento do sistema imunológico.

Portanto, atividade física é um valioso meio de se prevenir, dentre outras doenças, o câncer, melhorar a auto estima e sobrevida dos pacientes em tratamento além de ser um coadjuvante à terapia tradicional, desde que realizada de forma controlada e com profissionais qualificados para realizar tal procedimento.

Flávia Prado (Pilates)