sexta-feira, 20 de maio de 2011

Iniciação à caminhada


 

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal. Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

Você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Quando você estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, variando a velocidade.


TÉCNICAS PARA MELHORAR O SEU TREINAMENTO!
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  • Fazer alongamento antes e depois das caminhadas;
  • Beber água antes, durante e depois do exercício.
Milene Guena (Condicionamento)


Aproveite o inverno e venha fazer uma ATIVIDADE AERÓBICA num ambiente climatizado, sempre com a orientação de um profissional de educação física, personalizando o seu treino de acordo com o seu objetivo: emagrecimento, condicionamento cardíaco - muscular e ou promoção de saúde.
Contamos com 3 esteiras, som ambiente, ar condicionado e ventiladores; com horário marcado e accessível.

Câncer x Imunidade x Exercício Físico

Há mais de 70 anos são feitas pesquisas relacionadas ao câncer x atividade física e o exercício como uma alternativa ao tratamento, que muitas vezes é agressivo e deletério. Porém ainda não foi possível determinar a dose exata que ofereça os melhores benefícios para essa população. Recomenda-se evitar atividades de alta intensidade, pois esse nível de atividade, muitas vezes, provoca efeitos catabólitos (deletérios) mesmo em indivíduos que não possuem a doença.

Diversas pesquisas detectaram que o sedentarismo e consequentemente a obesidade são causas de diversos tipos de câncer, pois tornam o organismo mais lento, inibindo o funcionamento de órgãos imunes, além de liberarem insulina em excesso – que é um promotor de neoplasia. O exercício físico pode atuar tanto na prevenção da obesidade em indivíduos que possuem o câncer, como na melhora do quadro de fadiga provocado pelo tratamento – pós cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e imunoterapia.

Ao contrário do que se preconiza – repouso e redução de atividades de vida diária em indivíduos com fadiga pós tratamento de câncer, o ideal é a prática de atividade física moderada e controlada, para que não haja uma perda acentuada de massa muscular, agravando o quadro catabólico.
A atividade física regular pode ativar o sistema imune de forma semelhante à uma infecção leve, aprimorando o sistema de defesa, o que reduz o risco de câncer e sua evolução.

Em um estudo realizado em 2003, os efeitos protetores contra o câncer de mama em mulheres, foi evidenciado em mulheres que realizavam atividade física há pelo menos 20 anos ou em mulheres pós menopausa que foram ativas durante toda a vida. O Pilates traz diversos benefícios para indivíduos em tratamento, pois além de poder se encaixar em uma modalidade de exercício físico moderado, ideal para esta população, ainda trabalha com a concentração e o relaxamento. Estes aspectos são fundamentais para a prevenção de quadros de depressão e ansiedade, evitando assim influências emocionais negativas no funcionamento do sistema imunológico.

Portanto, atividade física é um valioso meio de se prevenir, dentre outras doenças, o câncer, melhorar a auto estima e sobrevida dos pacientes em tratamento além de ser um coadjuvante à terapia tradicional, desde que realizada de forma controlada e com profissionais qualificados para realizar tal procedimento.

Flávia Prado (Pilates)