sexta-feira, 20 de maio de 2011

Iniciação à caminhada


 

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal. Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

Você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Quando você estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, variando a velocidade.


TÉCNICAS PARA MELHORAR O SEU TREINAMENTO!
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  • Fazer alongamento antes e depois das caminhadas;
  • Beber água antes, durante e depois do exercício.
Milene Guena (Condicionamento)


Aproveite o inverno e venha fazer uma ATIVIDADE AERÓBICA num ambiente climatizado, sempre com a orientação de um profissional de educação física, personalizando o seu treino de acordo com o seu objetivo: emagrecimento, condicionamento cardíaco - muscular e ou promoção de saúde.
Contamos com 3 esteiras, som ambiente, ar condicionado e ventiladores; com horário marcado e accessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário