Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) através do Manual de Atenção à Mulher na Menopausa (2008), A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual depois de passados doze meses da sua ocorrência e que ocorre geralmente em torno dos 48 aos 50 anos. No Brasil, cerca de 32% das mulheres estão nessa faixa etária em que ocorre a, a transição entre o período produtivo e não reprodutivo.
Os sintomas que se destacam estão a ansiedade, irritabilidade, insônia, ondas de calor, cefaléia, dores articulares e musculares. Na Medicina Ocidental o tratamento é realizado através de reposição hormonal, que do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa é um fator de alteração da energia do Fígado(Gan), podendo levar a quadros de obstrução do Qi(energia vital), aumento da energia Yang e excesso de umidade, mascarando os sintomas sem remover as causas.
Além do tratamento com Acupuntura Sistêmica, outras mudanças de hábitos são orientadas a fim de melhorar a sintomatologia comumente encontrada em mulheres na menopausa. Alguns exercícios físicos como o Qi Kun e o Tai Chi Chuan são indicados; ingerir grãos , frutas como carambola, uva, figo, morango, ameixa, pêra, cereja, damasco, framboesa; vegetais e legumes, carnes e fontes de proteína; manjericão-doce, mel, folhas de orquídea, rosa, cabelo de milho, semente de girassol, gergelim.
São contra-indicados exercícios físicos extenuantes; compromissos sociais agitados; evitar o excesso de pensamentos obsessivos, excesso de hormônios, açúcar branco, alimentos frios ou de sabor muito ácido.
Profissinal: Izabella Ferreira (Acupuntura)
Profissinal: Izabella Ferreira (Acupuntura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário